domingo, 6 de maio de 2012

Comerciante vira líder na Vila Santana e consegue melhorias



Após ouvir inúmeras reclamações de moradores, o comerciante Gledson Orlandi, 34, mais conhecido como “Viola do Mestre Cuca”, resolveu agir para conseguir obras de melhorias na Vila Santana. Ele espalhou faixas em pontos críticos do bairro, tem ido com frequência à prefeitura e à Câmara e já colhe os resultados.
            
Viola é proprietário do restaurante “Mestre Cuca”, localizado na Rua São Vicente, principal via de acesso do bairro ao centro. Não reside no local, porém, os dez anos em que trabalha na Vila Santana foram mais que suficientes para se apaixonar pelos moradores, segundo ele mesmo conta.

A ideia das faixas em locais que precisam de melhorias surgiu no início de 2012. Cada faixa custa ao comerciante R$ 250,00  reais, despesa que sai do seu próprio bolso. Começou com a Praça Benedito Paes de Almeida, onde a necessidade de revitalização dos bancos e iluminação era urgente. O local estava abandonado, razão pela qual passou a ser usado para consumo de drogas. Com a exibição da faixa alertando para os problemas e dois meses depois de idas e vindas da prefeitura, a vereadora Neuza Maldonado abraçou a causa. Ela encaminhou uma emenda de orçamento ao prefeito Vitor Lippi, que autorizou as obras. A previsão era de que a revitalização começasse no início de maio.
          
Após o primeiro feito, Viola entrou em contato com a vereadora para a revitalização da Rua São Vicente, onde o asfalto está em situação precária. “A principal rua de ligação do bairro é uma vergonha estar desse jeito, os moradores pagam impostos caros por melhorias, mas não tem o retorno desse dinheiro”, diz o comerciante. Ele afirma que conseguiu a promessa de revitalização da rua, mas as obras só irão começar no segundo semestre deste ano. A prefeitura está estudando a logística de desvio para o período em que a rua estiver interditada.
            
Viola foi procurado também por moradores do bairro vizinho, a Vila Carvalho, que reclamavam de insetos como baratas e aranhas nos arredores do cemitério da Saudades. Ele fez um requerimento junto à vereadora Neuza Maldonado e conseguiu a dedetização. Perguntado se pretende seguir na carreira política, o comerciante revela que já foi procurado por partidos políticos, mas não pensa no momento em se candidatar para nenhum cargo.
            
Seus futuros projetos são trazer para a Vila Santana o Território Jovem, um núcleo de estudos e cursos profissionalizantes para os menores ingressarem no mercado de trabalho mais preparados e com melhor capacidade, e uma base da Guarda Municipal para intensificar a segurança do bairro e melhorar o atendimento em toda a região. Ambos passam por estudos da prefeitura, mas Viola ainda não tem notícias a respeito de sua aprovação ou não.



(Reportagem produzida pelo aluno Danilo Corrêa para a Agência de Jornalismo UNISO.)

3 comentários:

  1. Esse Viola do Mestre Cuca, não passa de um bandido disfarçado. A vida dele é cheia de coisas erradas, envolvido com o crime, espancador de esposa e de funcionário. Fez todo esse barulho só pra se aparecer, na verdade ele nao se importa com ninguem alem dele mesmo. Ele também cometeu vários crimes trabalhistas. A vida dele é toda podre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver mais informações me envie que eu irei checar, meu e-mail é: danilo0508@msn.com.
      Abraços

      Excluir
    2. Quem conhece o viola sabe que é uma pessoa honesta, trabalhadora... e todas as pessoas o amam...vc que é um vagabundo pobre e tem inveja... dele.. Everton seu podre.. voce é a pessoa mais podre que pessoa existir na terra...Danilo se voce quiser achar esse anonimo,,, é só voce ir ao lado do salão de cabelereiro, da adriana que ele mora lá... eu sou amigo do viola...e o crime trabalhistas que ele fala.. é de uma vagabundo chamada roseli que trabalhou lá.. e ia 2 veses por semana na empresa e no dia do pagamento.. foi dispensada e mesmo assim processou o viola e ganhou 8 mil reais...por 4 meses de serviço.. não bastou isso.. ele parcelou a divida e nesse meu tenho ela engravidou sem vinculo nenhum com a empresa e processou ele de novo...esse evertom que é um safado.. o pai dele ganha salario minimo mesmo assim ele não tem coragem de ajudar na casa.. e o pai dele diz que ele é um oportunista

      Excluir