sábado, 29 de maio de 2010

Caco Barcellos em Sorocaba

Olá Leitores algum tempo sem aparecer por aqui, após realizar duas matérias jornalísticas, hoje postarei três vídeos alguns trechos da palestra do Caco Barcellos aqui em Sorocaba, infelizmente não tenho a palestra na íntegra.

O Jornalista Cláudio Barcelos de Barcellos mais conhecido como Caco Barcellos, em pouco mais de duas horas deu uma aula de jornalismo Investigativo, bastidores da reportagem e a dificuldade que quase sempre jornalistas encontram ao relatar os fatos.

O Evento foi promovido pela empresa Geleia Cultural no salão do Shopping M, evento que contou com a presença de muitos jovens, estudantes de jornalismo e grande parte da Imprensa Sorocabana.

A Palestra primeiramente iria começar às 20:00 horas, pois antes Caco iria dar uma entrevista coletiva aos jornalistas de Sorocaba e região, mas a palestra teve um atraso de trinta e cinco minutos tempo prolongado sem nenhuma discordância de ambas as partes.

A Palestra no seu início Caco nos contou sobre sua infância e as dificuldades que sua família passou, entretanto a luta de seu pai na formação acadêmica de seus filhos, como Caco havia dito era a grande preocupação dos pais terem filhos com um grau intelectual elevado.

As Principais matérias que Caco Barcellos teve sua integridade física em risco foram mostradas a todos em um telão já preparado pelos organizadores do evento, nós tivemos uma aula de um professor corajoso, que naquela aula poucos alunos faria o que ele fez. Eu Faria não me omitiria a fatos que tivesse a oportunidade de mostrar, desculpe leitor se você me compreendeu com um ar arrogante.

O Que eu e jovens estudantes de jornalismo devemos aprender com essa palestra? Primeiramente é não ser igual a muitos jornalistas de Sorocaba, respeitar o evento após o termino era aberto ao publico para perguntas, jornalistas já haviam feito sua perguntas antes do evento começar, sendo assim respeitar os que não são da imprensa e estariam ali para esclarecer suas próprias dúvidas.

Outra Crítica a Imprensa Sorocabana não a todos, mas aos que se dizem jornalistas de credibilidade, a primeira pergunta aberta à plateia foi de uma mulher que não era jornalista perguntou ao Caco. Caco qual é sua reação em uma abordagem triste? Ele respondeu é muito difícil, mas consigo associar o lado pessoal ao profissional.

A Próxima pergunta foi de uma jovem jornalista de um jornal aqui da cidade, ela repetiu a mesma pergunta sem mudar uma vírgula, Caco Barcellos respondeu sem nenhum problema.

A Última pergunta foi de uma jovem que se identificou como Jornalista também, mudou algumas palavras, perguntou se ele ficava triste em ver uma situação triste em uma abordagem jornalística ele com um sorriso no canto da boca respondeu que sim.

O Organizador do evento André Gomes retirou o microfone da plateia temendo a mesma pergunta, aí seria uma catástrofe na mente de Caco Barcellos em relação aos jornalistas de Sorocaba e suas perguntas repetitivas, eu e muitos que estavam no evento ficamos com dúvidas e curiosidades que seriam perguntadas ao sabatinado.

Abaixo é só clicar nesses três vídeos da palestra. Aos Leitores desse blog muito Obrigado


15 comentários:

  1. Ele é um cara que tem credibilidade, acho chato o evento de sido mau divulgado, poderia ter sido mais falado, e aos nossos jornalistas, acho que deram bola fora, tanta coisa para se perguntar e não valorizaram, oportunidades como essas são muito poucas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que zica eu não ficar sabendo desse evento, mais fazer o que fica para próxima. Esse cara é fera no jornalismo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os videos! Caco nos mostra sua competëncia e carater. Espero um dia assistir pessoalmente. Parabëns pelo blog!

    Críticas,informações,humor e inutilidade

    http://papiinhas.blogspot.com/

    Tem post novo na área: Desacordo Nuclear & Tensões Diplomáticas

    ResponderExcluir
  4. Da hora os videos, esse reporter é muito bom mesmo...


    WEL INFO
    http://welinfo.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ESSE CARA É BOM
    DA PRA APRENDER MUITO!

    ResponderExcluir
  6. muito bom mesmo é^_^
    gostei dos videos da palestra muito legal^_^

    xau

    ResponderExcluir
  7. Muito bom os vídeos
    eita qualidade!
    Sem contar na qualidade da pessoa!
    Parabéns pelo blog ..tá jóia!
    Beijos!
    Bom fds!

    ResponderExcluir
  8. Cara, Caco Barcellos é o que temos de melhor no jornalismo atualmente. Pena que o programa "Profissão Repórter" passe tão tarde na Globo, é foda... O Rio Grande confirma sua tradição de formar uma escola de jornalistas. Independente disso, Caco tem uma credibilidade impecável, e que motiva muitos de nós a seguir carreira por uma profissão difícil e apaixonante como o jornalismo. Parabéns pelo blog, sucesso ao amigo e abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei os videos,a historia, enfim muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  10. excelente jornalista !!! gostei dos vídeos ...

    ResponderExcluir
  11. oi novamente^_^
    pude ter a chance de ver o outro video dele e bem legal mesmo, muito bom o cara^_^

    xau

    ResponderExcluir
  12. Oiê danilooo!
    toh retribuindo a visitaa!
    teu blog é muito legal.
    adorei os videos, interessante, pra mim que vou cursar jornalismo talvez! ^^
    asuhsahu'
    me ajudou!
    ;*
    http://nuvenscoloriidass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. já assisti uma palestra dele, que ele falou sobre criminalidade, falou dos livros deles e tal, o cara é fera mesmo.

    abraço

    ResponderExcluir
  14. Caco Barcellos é um grande jornalista há MUITO tempo. Hoje em dia, comandando um time de talentosos garotos, faz o melhor programa genuinamente jornalístico da TV brasileira, desapegado dos padrões da "mídia".

    Merecia mais espaço e ser exibido num horário melhor. O enfadonho Globo Repórter continua no horário nobre, com suas eternas reportagens sobre alimentação natural...

    ResponderExcluir