quarta-feira, 7 de julho de 2010

20 ANOS SEM CAZUZA


O Blogueiro muda a esfera de post, em um puro momento de copa do mundo, após uma eliminação vergonhosa da seleção brasileira. Irei homenagear uma pessoa que nos deixou há vinte anos, há duas décadas o mundo perdia seu poeta mais irreverente, com uma obra e uma bagagem musical fantástica marcou a sua geração, a geração do desbunde, reprimida, mas talentosa.

Para muitos foi a geração dos sonhos, das letras ousadas, das melancólicas reclamações de jovens burgueses reprimidos, da poesia ao amor proibido, mas para outros foi a geração mais talentosa, com idéias e sonhos brilhantes. Um dos lideres dessa geração fora Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza.

O Jovem Cazuza nascido no berço esplêndido da MPB, tendo grandes cantores e artistas em seu apartamento em Ipanema, da infância a sua curta e intensa vida. As melhores referências não faltaram.

Cada ano que passa, e a cada modismo que surge, as bandas estão vez mais comerciais, bandas que dizem cantar Rock, são uma escumalha de alienados que cantam melancólicas músicas sem nenhuma ideologia.

O poeta teve várias fases na sua carreira. Um marginal e reprimido, um poeta calmo e sensível, tentando passar suas últimas mensagens, deixar para humanidade sua visão do mundo e algumas verdades que podem passar séculos ficará sempre nova. ♪A Versão nova de uma velha história♪

Sua Influência em minha vida musicalmente falando é maravilhosa. Desde 2004 escuto seus versos ironicamente correto, para um tempo que a liberdade de expressão era extinta tanto na escrita ou mesmo na fala de seus artistas. Cazuza usou do seu dom o cinismo, uma arte aos oprimidos daquela época.

Eu nasci em 1991, um ano e vinte e nove dias após sua morte. Fui buscar conhecer mais sua obra em 2004, após assistir ao filme “Cazuza o tempo não pára”, brilhantemente interpretado por Daniel Oliveira. Posteriormente busquei conhecer o Barão Vermelho, a banda que explodiu nos anos 80. O Som de garagem dito por Ezequiel Neves, o produtor e amigo de Cazuza, dizia ele "A melhor banda depois de Rolling Stones".

A vida na arte, Cazuza fez da arte sua expressão talentosa, o palco era a sua poltrona relaxante. Seu descanso era gritar sua autenticidade, com sua linguagem inovadora e simples, seus berros não eram Yeah, e sim um ÉÉÉ, um grito nacional. Cazuza era um brasileiro que amava ser brasileiro.

Hoje dia 07 de julho de 2010, completam 20 anos sem o Caju, apelido dos amigos mais próximos que são muitos, pois Cazuza tinha um ciclo de amizade muito grande. Era popular e carinhoso com todos. A sua música já nos diz! A Minha maior alegria no início como fã, era descobrir uma música dele que ainda não tinha escutado, um vídeo novo no youtube, uma curiosidade que ainda não a conhecia.

A Coragem de Cazuza era visivelmente acima da média, viveu assim um poeta com pressa de viver e deixar sua mensagem. Ao se declarar bissexual, quebrou um status de conservadorismo que ainda existe, mas que na época era muito delicado ser abordado, não é o primeiro artista nem o último a declarar sua opção sexual.

Cazuza foi o primeiro artista brasileiro assumir que estava com AIDS em 1989. Acredito ter sido um marco para aquela geração, já estava evidente que ele sofria algo grave, sua aparência física era muito afetada ao passar dos anos.

Os Rumores da sua doença sempre eram citados em jornais e revistas da época, desde sua saída do Barão Vermelho seus cachos se tornaram um cabelo liso, fato isso pelos efeitos colaterais do AZT. Enquanto Cazuza não se declarou um soropositivo à “mídia” não o deixou em paz.

Tratamentos no Brasil e no exterior não adiantaram. A AIDS veio de forma devastadora e no dia 07 de julho de 1990, aos 32 anos, Cazuza morre no apartamento de seus pais, onde tudo começou.

Nunca mais irá aparecer um letrista com tamanho dom, um letrista com cinismo, simplicidade e sabedoria. Essa formula é única no cenário. VIVA CAZUZA!

31 comentários:

  1. e aí, Danilo. o cazuza não foi o que podemos chamar de um bom cantor. ele foi mais um letrista, e dos bons. só não concordo quando o chamam de poeta.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do Cazuza, li muito sobre ele, mas o filme está mais para episódio de Malhação que para a vida dele real. Ele não era bi, era apenas gay; usava muito mais drogas e piores; criava coisas muto boas - no filme aparece ele compondo aqui e ali, e ele era muito mais que isso; ele era companheiro do Ney Matogrosso e super amigo do Lobão, que não aparecem nenhuma vez no filme.
    Foi podado pela mãe dele o filme, é baseado na obra dele.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. o Por Toda Minha Vida dele foi muito legal e bem feito

    ResponderExcluir
  4. adorei o blog. to seguindo, segue o nosso tambem, começamos agora. dá uma força ;D
    beijo grande
    @juliawearsprada

    ResponderExcluir
  5. E eu acabei de fazer um post sobre o mesmo assunto ;P

    Cazuza é eterno!

    []'s

    http://musikaholic.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa escolha. Cazuza representou e muito bem uma geração que perdeu muito e criou mais. Que sentiu muita dor, mas soube tirar proveito dela.
    " Todo mundo é parecido
    Quando sente dor
    Mas nú e só ao meio dia
    Só quem está pronto pro amor...
    O poeta não morreu
    Foi ao inferno e voltou
    Conheceu os jardins do Éden
    E nos contou..."

    Ate mais *

    ResponderExcluir
  7. LINDA a homenagem ao nosso Caju!
    Ele merece *-*
    Sua poesia faz parte da minha vida. #VivaCazuza

    ResponderExcluir
  8. Não sei quem é.

    Abraço de Portugal

    http://fogodeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. É meu querido, eu ainda demorei um pouco mais para nascer, mas desde de pequena canto suas músicas sem ao menos saber quem era Cazuza, suas letras ficam, seus alertas, suas críticas. O grande artista não morre, pois o melhor dele fica! E já dizia o próprio, "Oh grande pátria desimportante, nem por um instante eu vou te trair", eu repito isso constantemente na minha busca insana pelo patriotismo que brasileiro desconhce e o Brasil, com seus encantos e desencantos, merece!

    Visite o meu: http://pontapedepartida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Poeta irreverente foi uma descrição perfeita!

    ResponderExcluir
  11. adorooooo até sempre as musicas de Cazuza

    ResponderExcluir
  12. Conheci Cazuza aos 16 anos, através de um menino que eu apaixonada. Esse menino cantava e tocava violão.
    Através desse garoto, pude conhecer Exagerado. E acho que essa música me marcou tanto que eu quis saber mais quem era essa pessoa.
    E portanto, me apaixonei por Cazuza. O menino nunca ficou comigo, mas por onde passo levo Cazuza comigo em meu Ipod.

    Beijos!

    Visite o meu blog: www.mensageirosdosventos24x7.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ops...

    www.mensageirosdosventos24x7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aaah, Cazuza!!

    "eu vejo o futuro repetiir o passado, eu vejo um museu de grandes novidadeees.. o TEMPO NÃO PÁRA!"
    Eterno Cazuza!

    Amei a homenagem e o blog ;*

    ResponderExcluir
  15. ooi, nunca fui fã do cazuza mais sempre achei ele ô cara! adooro ver pessoas com personalidade. Mais entre as histórias da musica fico com o Russo *-*
    aah, a enquete ali quem vai ganhar a copa infelizmente ja sabemos o resultado ;s
    beeijo

    ResponderExcluir
  16. caraca, é muito coincidencia rsrs

    to ouvindo cazuza e abro um blog que fala dele

    curti :D

    ResponderExcluir
  17. Estranho, postei aqui e achei que tinha entrado. Escrevi que eu acho que Cazuza e Cássia Eller têm que ser lembrados sempre, pois para mim eles fizeram muito pela música. Um abraço! (Meu post anterior foi mais longo, mas agora não me lembro o que escrevi nele). Abraço! Isa

    ResponderExcluir
  18. É, o Brasil perdeu um dos seus grandes talentos...e pra gente, o que fica hj é ter que aguentar coisas como Funk do corel draw, e o pior de tudo, tem gente que gosta...aff

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a sua descrição!

    As letras do Cazuza vão ultrapassar gerações, isso é fato.

    ResponderExcluir
  20. "O tempo não páááára!"

    Ótimo blog.

    Beijo

    Vanessa Pinho
    http://www.fabriciapinho.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  21. Bom, eu não sou fã de Cazuza, pouco ouvi dele, mais pela sua historia e suas atitudes, já me impede de tal feito, acho que ele era um poeta sim, mais no mundo a tantos, acho que ele não deu valor pelo espaço que tinha, e pelo nome, não pensou nas responsabilidades, porra, o cara tem uma imagem a zelar, e passar a vida toda, se drogando, sexo e bebida, a vida não é isso, acho que ele pagou e creio que no fim da sua vida reconhecia isso para si mesmo, que havia errado e exagerado, no meu modo de ver, essa liderança e rebeldia, a varias formas, só que uns, saber usar isso para o bem, outros para o mal, e uns no meio termo, acho que Cuzuza usou para o meio termo, deixo coisas boas e coisas ruins, mais graças ao seu legado, a imagem que ficou de um cara bom e poetico, que aonde esteja, esteja em paz, e feliz.

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso Cazuza. Faz muita falta. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  23. Realmente um poeta.
    Parabéns pelo blog.

    http://www.loverocklive.com/

    ResponderExcluir
  24. Adorava o Cazuza, q tive a oportunidade de ver ao vivo duas vezes: uma ainda com o Barão, outra em carreira solo. Um grande compositor que ainda faria muitas coisas boas se não tivesse morrido tão cedo.

    Mas acho q Cazuza não suportaria viver nesse mundinho chato e politicamente correto de hoje. Só essa linda foto com o cigarro na boca já lhe valeria críticas e patrulhamentos!

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente não fui da geração que teve a oportunidade de ver o Cazuza, mas pelo menos pude ouvir, o que pra mim já é grande coisa, afinal Cazuza é quase um dos imortais da musica brasileira ele revolucionou, ele inovou, Cazuza virou o rock brasileiro de cabeça pra baixo . Foi um grande compositor e viveu sua vida como ninguem .

    Sei que isso não vai acrescentar naada, mas :
    http://enorah.blogspot.com/2010/07/cazuza.html

    ResponderExcluir
  26. Cazuza é um poeta, sempre vai ser, sempre vai continuar vivo em sua obra, em sua ideologia que continua conquistando gerações brasileiras.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. A genialidade do Cazuza é algo incrível. Raro como compositor. Porém não gosto muito, não conseguiu crescer como pessoa mesmo com a doença, sempre mimado e escondido na asa da mãe.
    Prefiro Renato Russo, que além de compositor tinha muitas outras virtudes e qualidades.
    Tenho um especial dele no meu blog se quiser conhece-lo.
    Ate mais.

    ResponderExcluir
  28. cazuza nao precisou vestir calças coloridas pra fazer sucesso xD

    http://thethinkercrazy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Cazuza foi um grande músico e poeta também.Não digo que foi um grande homem, pois isso infelizmente ele não foi.Mas ele tinha uma percepção diferente dos demais, e suas reflexões influênciaram toda uma geração, e a geração da uma geração, e assim por diante...

    http://deathecator.blogspot.com

    ResponderExcluir