quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Política de Hoje


O Processo político vem sofrendo várias alterações ao longo das décadas.A política brasileira está uma “piada” no momento, literalmente comprovada no último dia 3 de novembro, com a aprovação do palhaço tiririca eleito Deputado Federal, com mais de um milhão de votos.

A Candidatura do Tiririca foi uma grande jogada política, uma ação em que grandes “marketeiros” políticos pagos pelo partido no qual o comediante foi eleito, fizeram essa jogada para fortalecer a legenda e levar com o comediante mais quatro deputados cujo caráter e a ficha política são desconhecidos da população.

O Fato que preocupacomo cidadão é escutar de eleitores que votaram em Tiririca, a balela de que o voto no palhaço foi uma forma de protesto, que a coisa está largada e que ter um comediante em Brasília é uma forma engraçada de ver política.

A Grande polêmica estava sendo gerada antes da vitória do comediante, com bordões engraçados e de vários sentidos o “abestado” como ele, mesmo fala de si próprio, estava gerando ira de políticos concorrentes. Com o crescimento do comediante nas pesquisas, seus adversários se sentiram ameaçados pelo voto em massa que a população iria depositar nele, e a população depositou para a tristeza de muitos.

O Engajamento político no Brasil deveria ser levado a sério pela população que sempre gosta de cobrar, mas não buscar conhecer o candidato, suas propostas e seu passado político.

Anos atrás muitas pessoas morreram lutando por uma liberdade de expressão que coincidentemente era uma liberdade política, em que a democracia era a maior ideologia dos que acreditavam que as gerações posteriores iriam lutar, para sempre melhorar e usufruir dos esforços que a geração que lutou e sofreu bárbaros castigos fez, e não se iludiu com um palhaço, que irá ganhar dinheiro rindo das pessoas que nele votaram.

14 comentários:

  1. Gostei do texto. Concordo com vc em tudo que escreveu. Qual resultado deste protesto? Nenhum. Democracia é luta, movimento e pensamento. Escrevi algo sobre isso em meu blog.
    Abraço. Um dia a gente chega lá...

    ResponderExcluir
  2. Fico bobo como as pessoas são idiotas, claro que são idiotas, não todas claro, mais boa parte, porra, que equivoco meu, elas não são, podem parecer, mais é tudo uma jogada politica que é meio que um caminho sem saída, por exemplo, nosso políticos a muitos anos, fizeram a famosa população burra, e deu certo, a maioria das pessoas nem liga, nem sabe quem votou a 4 dias atras, é lamentável, Tiririca ser eleito é fichinha da é vergonhoso, mais tem coisa muito pior e vai continuar acontecendo, eles políticos são gozados, prometem, e prometem e pouco fazem, porra só queria uma coisa, valorize a educação, não precisa fazer mais nada, mais claro, a gula de sempre querer mais e mais, faz com que eles façam o pais continuar do jeito que estar, pior é o nordeste, que tem potencial para ser melhor, e o governo fica com isso do Bolça Família, isso é uma enganação do caramba, porra vamos ajudar as pessoas, vamos ensinar eles a pescar, e não dar o peixe, se liga Brasil.

    ResponderExcluir
  3. O problema é muito mais sério. A grande culpa disso é do sistema eleitoral, que permite que os mandatos sejam dos partidos, e não dos candidatos. Acho eu deveria ser mudada essa fórmula nas eleições proporcionais. Acabar com essa escravidão da legenda, do coeficiente eleitoral. O número de eleitos deveria seguir rigorosamente a ordem de votação dos candidatos, não importa a que partido pertençam. Vivemos numa democracia ditadora... A ditadura dos partidos políticos. Analisem por exemplo que um partido é quem na verdade comanda o país faz anos, sem ter tido um Presidente eleito por ele. PMDB! Esse é quem de fato manda no Brasil! O PMDB sempre é decisivo nos rumos políticos da nossa Nação.


    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. eu votaria nele a política no brasil e uma palhaçada!

    O melhor blog do meu .... Bairro
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Lamentável ver os caminhos que a política tem tomado. Veja o esforço que é para se tornar servidor público, porém para cargos maiores e bem remunerados basta ser palhaço! Lamentável. A tantos exemplos bons em outros países de que política levada a sério é sinônimo de crescimento e qualidade de vida. Uma hora a máquina quebra e as coisas tendem a melhorar nem que seja a força!

    ^^ Ótimo seu blog! Sucesso e grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. As pessoas merecem o que tem.
    A maioria das pessoas não leva o voto a sério e acredito que grande parte não se lembra nem em quem votou nas ultimas eleições.

    Sucesso com seu Blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. FI DUM TIRIRICA
    CADA UM TEM O QUE MERECE!

    ResponderExcluir
  8. a candidatura de Tiririca foi realmente uma jogada de marketing, e o pior, o povo cai direitinho...
    se quiser, acesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. rapaz, brasileiro é assim msm, brinca com coisa séria... mas na hora do aperto quer quebrar hospital e bater em médico... aff

    visite-nos tmbm e comente

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente o tiririca seria melhor presidente do que a Dilma, pelo menos ele não é um bonequinho controlavel por seu chefe...

    ResponderExcluir
  11. Realmente, tentaram protestar e acabaram transformando as eleições numa grande palhaçada!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  12. É, meu amigo!
    Uma vergonha, uma vergonha...

    Pesquisa Datafolha relatou, semana retrasada, que 28% dos eleitores já haviam esquecido em quem tinham votado para deputado estadual. Que vergonha, não é mesmo?

    Não adianta apenas votar, pensar e refletir sobre política no período de eleições. Há de se manter bem informado a respeito, todos os dias. É anotar o nome dos candidatos em quem votou na última eleição, cobrá-los, nem que seja no envio d eum e-mail, enfim, "a política é muita séria para se deixar nas mãos dos políticos".

    Temos de acordar e evitar os Tiriricas e, principalmente, os bandidos de colarinho branco. Afastar os dinossauros do Congresso e mudar os parlamentares sempre que necessário for.

    No próximo domingo decidiremos quem será o nosso novo ou nova presidente. Você acha que o povo vota na Dilma por conta de sua grande experiência, competência, histórico político-administrativo e biografia invejável ou porque pensam que Dilma será o Lula-lá?

    Muito nem sabem o que Dilma é ou que fez, apenas votarão nessa tal candidata por comodismo.

    Falei demais...nossa! rs

    Aguardo sua visita lá no Seu Anônimo.

    Forte abraço,
    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. infelizmente nos deparamos cm essa dura realidade

    ResponderExcluir
  14. Acho que o comentário do "BLoG do CHARQuE" diz tudo, tudo de mais ignorante.
    A política do Brasil está uma palhaçada graças a pessoas que pensam assim.
    Muita gente votaria no Tiririca apenas por achar engraçado e que "pior não fica". Confesso que até eu pensei em fazer isso, se morasse em SP.
    Mas o triste é que concerteza mais da metade (se não forem todos) os cidadãos que votaram nesse abestado não sabem o real motivo dessa candidatura.

    ResponderExcluir