sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Educação no Brasil


O Sistema educacional brasileiro é atrasado ao ponto que deveria estar. Os investimentos deveriam ser maiores, e todo o processo deveria passar por um longo trabalho de atualização.

A verba atribuída à educação é baixa. Nossos políticos sempre prometem às vésperas de eleições um alto investimento no processo educacional, mas o que ouvimos sempre são promessas eleitorais.

O Estado de São Paulo é um exemplo vivo da fraca e vergonhosa educação em nosso país. A gestão da educação no estado há décadas "criou" um programa chamado "Progressão continuada" na rede estadual de ensino. Esse programa visa passar de ano o aluno e diminuir o gasto mais rápido que ele gera.

A gestão da educação que governa o estado de São Paulo; é adepta ao neoliberalismo e também é conservadora da extrema-direita. Esse programa criado afetou e ainda afeta várias gerações, em um pensamento um pouco ousado, trata-se propositalmente de uma exclusão da camada pobre à política.

Os últimos anos foram marcados por greves e protestos dos professores da rede estadual paulista. As paralisações dos profissionais da educação foram pelo aumento de salários, e condições básicas de trabalho. Esses protestos foram marcados por muita violência e discussões.

O Processo educacional brasileiro para ser digno e exemplar ao mundo precisa ser urgentemente reformulado, e mesmo ocorrendo essa mudança, os bons frutos serão colhidos em longo prazo. Infelizmente algumas gerações perderam e perdem com as péssimas ações governamentais do sistema educacional brasileiro.

12 comentários:

  1. Fico triste em ver como o nosso pais é enganado e mais enganado, e é meio que um labirinto, não se acha uma saída, ou não querem meus amigos.

    Porra, brasileiro não é burro e sim preguiçoso, mais nada que uma reeducação para mudar o brasileiros, precisamos urgente é notável isso.

    Se nossos políticos não conseguem elaborar um bom plano de educação, eu sugiro que copie o sistema do Canadá, o sistema da Finlândia, entre outros que sempre aparecem no ranking como países com um grande nível intelectual.

    Talvez a nossa geração pegue mudança só no final de suas vidas, mais teremos uma segurança que nossos descendentes terão um futuro melhor.

    Como o Danilo falou, o sistema educacional é uma vergonha, é lamentável empurrar o aluno sem saber nada, e ai quando ele chega no ensino médio, e quer crescer na vida, o cara não é qualificado e nem pode competir com o rico, ou aquele que sempre estudou em um colégio particular.

    Eu se fosse o ministro da educação, mudaria o sistema, o jovem que desde pequeno, e sempre manteve uma boa media de nota, esse teria uma faculdade gratuita, e qual curso desejasse claro.

    Sei que não teria vaga para todo mundo, ai os demais, com notas inferiores, tivesse uma chance ai sim em concorrer em um vestibular.

    São pequenas coisas que vão mudando a nossa atual sociedade.

    ResponderExcluir
  2. sistema educaacional brasileiro é um lixo, nada mudará isso!


    O melhor blog do meu .... Bairro!!!
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. TEM COISA QUE PARECE Q NAO MELHORA NUNCA

    ResponderExcluir
  4. Caro Danilo, vivo na e da educação há mais de dez anos e, infelizmente, o retrato geral é de caos sim. Até acho que nos últimos anos melhorou, mas uma melhora tímida e muito longe do ideal.

    ResponderExcluir
  5. A educação em nosso país só vai melhorar quando nós, mostrarmos uma real preocupação com ela.
    Precisamos tomar medidas mais efetivas em termos de escolha de governantes.

    ResponderExcluir
  6. As vezes tenho impressão de que a cada tentativa de melhora a coisa piora! Aqui no Rio além da baixa qualidade de ensino (as crianças agora são alfabetizadas por métodos parecidos com adivinhação - vejo pelas minhas aqui em casa)inventaram que o ensino público não vai mais reprovar. E eles vão formar o que? Há crianças que saem do primeiro ciclo sem saber ler, literalmente!
    É algo que beira o caos...Um dia melhora? Não sei...

    ResponderExcluir
  7. tem que surgir uma mudança drástica, pequenas mudanças não conseguirão mexer com muita coisa. abraço

    ResponderExcluir
  8. ENQUANTO EU PUDER PAGAR PARA MEUS FILHOS ESTUDAR EM COLEGIO PARTICULAR EU PAGO E OLHE QUE JA TROQUEI ELES DUAS VEZES DE COLEGIO POR ACHAR FRACO O ENSINO...


    TRISTE BRASIL ...

    QUE O SENHOR TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, muitos perdem pelo sistema educacional, mas há lugares no brasil que ainda salvam. Aqui no MT pelo menos, percebo que o ensino é muito melhor que lá no PR onde, eu morava.
    Não adianta só agente cobrar do governo federal, se o estadual e municipal também não fizerem a sua parte!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu blog.
    Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso muito bem, parabéns!

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O que posso dizer, é que tudo isso é vergonhoso !

    ResponderExcluir
  12. Não é novidade alguma de que aqueles que subordinam quererm contiinuar neste lugar e para isso têm que criar os seus subordinados. gente que vende voto por alguns tijolos, gente que vota por alguma contribuição financeira na renda, gente que reclama das condições com um vizinho mas que nãao sabe se mobilizar efetivamente..
    A política vive da pobreza e da miséria e a melhor e mais eficaz maneira de conseguir isso é negando, negligenciando e maquiando o sistema educacional de qualidade, ou melhor, de verdade.
    Uma pessoa que passou por isso conseguiu chegar ao poder executivo mais alto do país, mas não governou sozinho. A mudança nunca, EU DISSE NUNCA, virá de cima. A mudança vai chegar carregada nos braços da comunidade que uniu suas forças e impôs sua vontade. O problema ´q que os que controlaam o sistema nunca permitirá que isso ocorra, por isso que a educação no Brasil é um lixo.
    Talvez, pra ser otimista, as pessoas cheguem um diia a uma conscientização de que o melhor pro país é educar seu povo para que eles possam desenvolver o bem estar coletivo e as riquezas do país e das pessoas.
    ___
    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir