sexta-feira, 6 de abril de 2012

Turismo delinquente


Sempre quando uma pessoa viaja para outra cidade, estado ou país diferente, sua percepção fica tão aguçada que os mínimos detalhes fazem toda diferença. Monumentos arquitetônicos, paisagens naturais, obras do acaso, ou algo que não seja tão atrativo ninguém esquece. A palavra turismo no dicionário tem como significado: “Locais que despertam interesses”, entretanto, não é isso que acontece. Ou melhor, nosso país tem outro turismo que para muitos são “obscuros”.

Calma, não existe uma mina de diamante perdida no centro-oeste, e sim a exploração sexual em nosso território. A junção entre turismo e prostituição tem crescido a cada dia no Brasil; cresce também a exploração sexual infantil e de adolescentes com a mesma intensidade. Inúmeros fatores contribuem para esta união que mal fiscalizada.

Em estudo realizado pela Universidade de Sorocaba (Uniso), a advogada Claudete Aparecida Bastos Lage, constatou em um artigo científico escrito em 2010, que existem inúmeros fatores econômicos e sociais para este problema. Ela ressalta em estudo que: “A exploração sexual é um impacto negativo que o turismo provoca na vida de milhares de crianças e adolescentes”.
 
Estudos revelam que o turismo sexual vem crescendo em países subdesenvolvidos, existe também a associação com o tráfico de drogas. Aliciadores usam os menores tanto para exploração, como para a venda de entorpecentes.

Segundo Lage, a visão turística que o país vendeu não é de apresentar as belezas naturais, para atrair turistas de ambos os sexos, e sim mostrar as mulheres exibindo seus corpos. Ela relata que em Fortaleza- CE os flyers (papéis informativos), mostravam de fundo a praia, porém o que mais chamava a atenção era uma mulher com um biquíni curto cobrindo grande parte do panfleto.

No entanto, ela afirma que existem algumas instituições não governamentais que estão engajadas na luta contra esse mal que assola o nosso país. O governo está fazendo um trabalho conjunto com essas ONGs, mas falta um empenho maior; estamos próximo da Copa do mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 e a procura pelo turismo sexual certamente irá acontecer conclui a advogada.

3 comentários:

  1. Há poucos dias vi um filme chamado anjos do Sol que trata deste assunto , se passa no meio da amazônia . Com certeza neste lugares acontece muito disso , mas acho que os governos não se preucupam tanto com esta causa por lá e só nos lugares onde ' a caravana passa" como Rio e São paulo ...
    http://andyantunes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pior é quem sustenta esse tipo de crime...

    ResponderExcluir
  3. Uma vergonha crianças inocentes passarem por isso, uma vergonha mesmo, é uma vergonha para nos também, que tapamos os olhos para esse tipo de problema, involuntariamente aprendemos a conviver com isso, claro, convivemos até a parte 1, porque pois se isso acontece com a nossa família, vamos rodar a baiana.

    Eu sinto saudades de quando era criança, quando via um Brasil diferente, um Brasil mais inocente, um Brasil mais perfeito, aonde todos respeitavam todos, acho difícil isso se torna realidade é mais um sonho de criança, mas mesmo assim a esperança é a ultima que morre e um dia podemos nos dar ao luxo de ver o mundo um pouco melhor.

    ResponderExcluir