sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O tatame e as mulheres




As donzelas não são mais delicadas como antigamente. Calma, amigo Vinícius de Moraes, a beleza continua sendo fundamental; mas como diria nosso ilustre Wilde: “Só os tolos não julgam pela aparência”.

Ao escutar essas duas frases: uma do nosso querido Poetinha, e outra do irlandês que mais entendia de frases românticas em sua terra, as mulheres trocaram horas nos salões de beleza, por derretimento de calorias em aulas de Muai Thay.

A Tailândia, país de origem da arte, nunca imaginara que seu esporte de autodefesa – tornasse um aliado para mulheres perderem seus dois quilos sempre elevados.

A Passarela foi nocauteada pelo tatame milagroso.

Moraes, nosso grande poeta, pensaria duas vezes em recitar a sua infame frase parafraseada no início do texto. Um chute bem aplicado em cavidades perigosas é mais forte que uma ressaca de um uísque paraguaio. Que convenhamos: é bem dolorida!

Relaxem boêmios. Depois que vocês foram escrever suas poesias em outro local, o mundo virou de pernas pro ar. Porém, a beleza feminina, e seus sentimentos incompreensíveis continuam o mesmo. 

Com o passar dos anos, e a liberdade feminina aflorando a cada primavera, verão, outono ou qualquer estação que seja, é superpositivo vê-las dominando diversos palanques antes masculinizados. Além de “embelezar” o ambiente, mostram que não há diferenças de sexos para liderar nada.

As mulheres que governam alguns países neste mundão afora mostram sua persuasão mais forte que seus decotes.  São guerreiras idealistas, que não precisam de uma megaexposição “siliconada” para imporem suas forças autoritárias.

Dilma é o exemplo mais clássico de lutadora. Embora, até onde eu sei, não praticou muai thay para perder um pouco sua silhueta. Lutou na ditadura, nocauteou um câncer, foi eleita a primeira “Xerife” do Brasil e conquistou o prestígio e reconhecimento da forbes a tal glamorosa magazine americana.

Encrenqueiras profissionais ou não, o tatame é pisado por vocês o tempo todo. Cabe a todas lutadoras derrubarem seus adversários, com chutes potentes ou com artimanhas próprias.

(Crônica produzida pelo aluno Danilo Corrêa para a Agência de Jornalismo UNISO.)



Um comentário:

  1. ola danilo é o viola do mestre cuca.. gostaria que voce posta--sse uma materia no wanel vile dos projetos que eu consegui.. atenciosamnte viola
    Fone 97517027

    ResponderExcluir