domingo, 23 de junho de 2013

Manifestação em Sorocaba

Sou cético em relação às mudanças políticas em nosso país.

No entanto, fiquei surpreso quando a população foi às ruas reivindicar, em forma de protesto, o acréscimo indevido e abusivo dos R$ 0,20 centavos mais caros da história do transporte público brasileiro.

Em relação ao comparecimento dos manifestantes, confesso que inicialmente não acreditava que o movimento tomasse tamanha proporção em tão pouco tempo.

Atento a duas hipóteses: a indignação dos brasileiros sobre as formas de governos corruptas e criminosas que os políticos praticam desde 1500. “Isso não é apenas por vinte centavos”. É o “Mentos” que caiu na geração Coca-Cola, com saudações a Renato Russo.

E outra convicção do blogueiro são as redes sociais. É a primeira grande manifestação do Brasil na era digital; fato que contribuiu para a divulgação das passeatas por todo o país, além de propagar e ascender ideais de novos “ativistas”.

Mesmo que esses ultrapassem o espírito da coisa!

A tecnologia, às vezes, atrapalha o discernimento dos ativistas, razão pela qual existem inúmeros dados e informações extremamente manipuladas circulando, mas isso é assunto para um próximo post.

O blog participou apenas do protesto em Sorocaba, na última quinta-feira (20), de acordo com o Jornal Cruzeiro do Sul, o número de manifestantes gira em torno de 15 a 20 mil. Discordo deste número, acredito que chegou à casa dos 30.

A manifestação começou na Praça do Canhão, seguindo pela Rua Álvaro Soares, descendo a Francisco Scarpa, virando na altura da Praça da Bandeira, seguindo a imensa Avenida Afonso Vergueiro, sentido marginal Dom Aguirre.

E foi lá que houve uma divisão dos participantes. Uma parte seguiu sentido à prefeitura, falar com os patos e grilos que lá habitavam, pois 8 horas da noite é muito difícil encontrar algum político trabalhando por lá. O restante seguiu em direção ao terminal São Paulo — onde o esquema de segurança estava preparado para um possível confronto, que não ocorreu em nenhum momento. E por fim a Praça Frei Baraúna foi o palco de despedida.

Que este show repita-se mais vezes com foco e disciplina, mas não precisa seguir o trajeto imposto pela URBES (empresa que “administra” o trânsito de Sorocaba).

 Por que o gigante acordou e espero que não volte a dormir.



3 comentários:

  1. Legal esta mobilização, aqui na minha cidade teve e foi muito bonito, em certos momentos emociona, tomara que o povo não descambe e continue esses manifestos, eu tô junto =)

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou muito cético com os resultados , vamos ver ...

    ResponderExcluir