domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Culpa é de quem?



Qualquer fato que envolva o Corinthians a proporção aumenta desenfreadamente. A morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, causada pelo disparo de um sinalizador por um torcedor corintiano, estampa o clube mais uma vez em diversas manchetes e sites pelo mundo.

Exceto Kevin, todos têm a sua parcela de culpa na tragédia.

A Conmembol pela organização negligente dos torneios continentais. Há anos os atletas correm o risco de serem mortos cobrando um simples escanteio, onde a polícia precisa fazer proteção com escudos para eles não levarem uma pedrada na cabeça. Cabe a ela mesma uma punição pela entrada do artefato no jogo, mas quem irá lhe punir?

Ao Corinthians por manter um relacionamento tão afetivo com as torcidas organizadas. Que, muitas vezes, interferem em políticas e decisões no departamento de futebol. A facilitação deles para com as vendas de ingressos, por exemplo, prejudicam os torcedores não afiliados em diversos campeonatos.

As organizadas por não cadastrarem devidamente seus sócios e não puni-los quando se envolverem em confusão. E isso acontece. Quase todos integrantes das torcidas não estão preocupados no bom desempenho do time, e sim em arrumar briga e manter o status de “superiores”, perante as outras torcidas.

Eu disse quase, não todos.

E ao responsável que atirou o sinalizador em outra torcida acidentalmente ou não, ele terá que ser punido individualmente, para refletir no que fez.

A Punição

Algo tinha que ser feito sem sombras de dúvidas. No entanto, banir o clube da competição seria um suicídio financeiro para o campeonato, para televisão e para Conmembol. O mesmo se aplica para a continuidade da punição, caso o Corinthians avance para a segunda fase.

Doze torcedores estão presos, se um deles for realmente o atirador, porque não está provado se o autor ainda está na Bolívia, qual a razão dos outros onze estarem juntos? Não foi atirado um míssil.

A manobra

Supostamente, para livrar os torcedores presos na Bolívia, o Corinthians anunciou na manha de hoje, no programa “Esporte Espetacular”, que o verdadeiro culpado está no Brasil é menor de idade e se apresentará amanhã na Vara da Juventude em Guarulhos-SP. Caso isso seja verdade, a extradição dos doze detidos não é nada garantida. Que isso não seja um tiro no pé.

A Dor

Com prisões ou indenizações milionárias, nada devolverá a vida do garoto. Infelizmente as fiscalizações ocorrem tarde.

Muito tarde.

7 comentários:

  1. Adorei o Artigo, concordo plenamente. Eu tenho horror a essas torcidas organizadas ;/

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto esse o fanatismo pelo futebol, muita violência para uma coisa que é completamente inútil para a nossa sociedade. Inserir cultura ninguém quer...

    ResponderExcluir
  3. Torcidas organizadas deveriam ser extintas, pois não sabemos um terço do que elas podem estar envolvidas.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que umas pessoas vão lá e ferram com o time. e ainda se diz torcedor.
    a torcida do corinthians já leva uma fama danada porque seus integrantes são violentos e nao sabem perder, e isso é ruim para o próprio time porque ele é punido e fica manchado.
    Eu não sou corinthiana (nem gosto desse time) mas amo futebol e acho que nosso país está precisando URGENTE de leis para intervir no esporte, principalmente na organização de torcidas.




    Blog atualizado hoje!!!

    CONFIRA A PREMIAÇÃO DO OSCAR 2013

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/02/oscar-2013-vencedores.html


    ResponderExcluir
  5. Nao se da pra saber a verdadeira culpa...Pois de qualquer jeito podem dizer que é o culpado mais nao é

    ResponderExcluir